Tags

, , , , ,

bussola

Olá, minhas pipoquinhas

Hoje, mais uma vez, vou falar sobre minha situação, mas nada que não ajude vocês, viu?! Leiam até o fim, por favorzinho. Acontece que eu estava um pouco perdida com tantos recursos e informações, mas não sabia como me organizar, daí decidi fazer um roteiro de estudos. Coincidentemente, nesse meio tempo o Henrique do site Fio da Miada fez uma postagem sobre roteiro de estudo que me ajudou um pouco. Como minhas aulas voltaram essa semana, eu resolvi fazer um roteiro só, tanto para o inglês quanto as matérias na faculdade. Coloquei até o estudo do violão no meio. Vou explicar para vocês mais ou menos como ficou e vocês podem fazer semelhante.

Primeiramente, por que apenas para o mês de agosto? Porque, não sei se vocês lembram/leram, mas eu farei um curso online em inglês sobre cultura inglesa que começa em setembro (que falei nesse post AQUI), então depois terei que adaptar esse meu horário, mas quando o curso terminar eu volto com o roteiro original ou posso mudar, depende se der certo ou não. E ainda sobre o curso, falarei tudo que eu achar importante por aqui. 😉

Falando do roteiro, de fato, eu estava procurando algum espaço online para fazer e decidi fazer no Google Agenda, pois assim posso baixar o aplicativo e terei todo o roteiro no meu bolso. Deu um trabalhinho, mas compensa pois pretendo utilizar até o fim do semestre. Exitem muitos aplicativos de agenda que vocês podem utilizar para se organizar, ou pode fazer a mão também. Isso é o de menos. Só façam em algum lugar para que possam sempre consultar e lembrar. Então como eu fiz? Coloquei 2 horas de estudo por dia TODOS OS DIAS, até nos finais de semana. Bom, claro que pode acontecer de ser menos uma vez ou outra, mas vamos ter disciplina, por favor. Eu já estou com 40 dias de ofensivas no Duolingo, ou seja, 40 dias em contato com o inglês sem vacilar. E como eu dividi isso? Vou explicar abaixo, xuxu.

Aqui estou mostrando apenas a parte da tarde. Nos espaços em branco eu estudarei o que tiver atrasado ou será lazer.

Aqui estou mostrando apenas a parte da tarde. Nos espaços em branco eu estudarei o que tiver atrasado ou será lazer. Clique na imagem para ver.

Bom, isso aqui vai depender do tempo de cada um. Você estabeleceu 30 minutos, 1 hora? Faça. Vou explicar minha situação, caso você precise de ajuda, entra em contato comigo que eu tentarei ajudar. Como já terminei a árvore do Duolingo, eu faço 2 atividades de reforço nele todos os dias e as atividades no Lingualeo (site/app que falarei em outro post, mas vocês já podem se virar com ele, pois é muuuito bom). Caso você ainda não tenha terminado o Duolingo, faça umas 3 atividades ou quantas quiser, e se não usa o Duo, comece. Pronto, isso aí todos os dias, mas em cada dia da semana vamos nos aprofundar em coisas diferentes além dessas. Meu exemplo:

Segunda – Feira

Neste primeiro dia decidi ler. Estou dando preferência ao livro do Robinson Crusoé, mas você pode ler o que quiser, desde quadrinhos até notícias em inglês. Assim, treinaremos o reading. Recomendo você guardar todas as novas palavras que quiser, pois será útil no final da semana. Se você estiver lendo na internet, recomendo o Lingua.ly para salvar suas palavras (Falei dele nesse post AQUI).

Apenas uma observação aqui: Esse livro do Robinson Crusoé eu leio AQUI nesse link. Eu leio o capítulo uma vez e ouço o áudio em seguida. Tá aí para quem se interessar e ainda pode escolher entre o nível 1 e 2.

Terça – Feira

Reservei este dia para estudar gramática. É fácil encontrar material, aqui no blog já dei muitas dicas de fontes. Youtube é uma boa. Toda terça um assunto novo. Anote tudo num caderno. Gramática, tá?!

Quarta – Feira

Quarta pra mim é dia de treinar o listening. O negócio é ouvir podcasts, áudios e tal. Já dei boas dicas para treinar o listening AQUI e AQUI. Nesse link AQUI também temos boas opções. Treinar os ouvidos, certo?!

Quinta – Feira

Esse dia é o mais complicado para mim, pois tenho que treinar o speaking. Encontrei uma parceira muito gente boa, a Ju, e combinamos neste dia. Somos muito travadas nisso e só conversamos por mensagens mesmo, mas semana que vem é pra valer. Se quer encontrar um parceiro recomendo este site AQUI.

Sexta – Feira

Molezinha, vamos aumentar o vocabulário. Lembra das palavras novas que você achou na leitura de segunda-feira? Tem que treinar na sexta. O próprio Lingua.ly pode te ajudar nisso. Ou você pode estudar através de suas anotações ou outros aplicativos.

Sábado

Fim de semana, só coisa boa. Esse dia separei para ouvir músicas em inglês e praticar com elas.

Domingo

De bobeira em casa no domingo, tire o fim do dia para assistir algo legal em inglês (e legenda em inglês, malandrinho).

Só mais uma coisa: quem quiser e puder complementar com os vídeos do Felipe Dib do site Você Aprende Agora eu recomendo muito (farei um post falando dele depois). Assistindo um vídeo por dia seguindo o método dele ajuda muito. O método funciona assim: você assiste 3 vezes, na primeira você vê o vídeo com atenção, na segunda você anota tudo e na terceira você repete em voz alta. As aulas são bem curtinhas e são ótimas. Gosto do trabalho dele.

Terminei! Gente, anotem tudo que for importante, mas principalmente o que for preciso no Lingualeo, nos dias de gramática e também para quem for assistir os vídeos do Você Aprende Agora. E procurem revisar isso quando possível. Queria só fazer uma perguntinha, pois algumas poucas pessoas perguntaram se eu fazia vídeos para o YouTube e eu queria saber se vocês assistiriam minha pessoa falando algumas coisas. 😀 É que tem pessoas que preferem ver vídeos e outras preferem ler. Eu gosto dos dois, mas depende do que eu estiver procurando. Então ajudem ai, pois o feedback de vocês é muuuito importante.

Desculpa aí o post longo, não gosto muito quando ficam longos, mas falei tudo que precisava (acho). Sugestões e etc, comentem. Curtam lá a página do Facebook!!

#Enjoy 🙂

